domingo, 10 de maio de 2009

Jogo do Alvo


Conteúdo: expressão algébrica, monômios, polinômios, valor numérico.

Número de participantes: 3 a 5

Material: alvo, grãos de milho ou feijão
*construção do alvo aqui

Regras:
1ª) Cada aluno, na sua vez, joga 12 feijões no alvo. O jogador deve anotar cuidadosamente quantos feijões caíram em cada faixa, associando a quantidade de feijões com a cor da faixa. Em seguida, escreve uma adição para registrar esse fato e confere se o total de feijões anotado coincide com a quantidade de feijões jogada. Os jogadores devem jogar cinco rodadas, sempre fazendo anotações.
Ex.:
1 na faixa preta
3 na faixa rosa
5 na cinza
0 na vermelha
3 na amarela

2ª) Para simplificar a notação, é conveniente escolher uma única letra para representar cada cor e reescrever os resultados obtidos nas cinco rodadas, organizando-os como no exemplo abaixo. A utilização desse código facilita o registro
Exemplo de ficha para colocar os resultados obtidos:
1ª Jogada:
2ª Jogada:
3ªJogada:
4ª Jogada:
5ª Jogada:
Total:

**Pode haver divergência na escolha das letras, mas o resultado deve ser parecido com 1P + 3R + 5C + 0V + 3A.

3ª) Para facilitar o cálculo dos pontos, o jogador deve adicionar a quantidade de feijões que caiu em cada cor.

4ª) Ao final das cinco rodadas, cada jogador calcula o total de seus pontos, de acordo com os valores que o professor estipular para as cores.

Obs.: O objetivos das atividades é proporcionar ao aluno um contato inicial com a Álgebra, por meio do trabalho com Monômios e Polinômios. Num primeiro momento, sugerimos que se atribua números inteiros e de pequeno valor (zero ou próximo de zero) às incognitas e que, gradativamente, a dificuldade do cálculo numérico seja aumentada.


Fonte: GRASSESCHI, Maria Cecília C. PROMAT: projeto oficina de matemática. Maria Cecília C. Grasseschi, Maria Capucho Andretta, Aparecida Borges dos Santos Silva. São Paulo: FTD, 2002.

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